Coluna Vertebral

Cirurgia da Coluna Vertebral

O cirurgião da coluna vertebral é responsável pelo entendimento da função, anatomia e doenças que acometem esta estrutura responsável pela sustentação e mobilidade do tronco conjugada com a nobre função de proteger, no interior de um tubo semi-rígido (formado por vértebras, discos intervertebrais e ligamentos), a medula espinhal e os nervos que surgem a partir desta.

A coluna vertebral é dividida em 4 segmentos: cervical, dorsal, lombar e sacral. Essa divisão se dá não apenas por questão de localização, mas pelo fato de que cada uma dessas regiões apresenta funções diferentes e consequentemente estrutura e anatomia diferentes.

As patologias mais comuns da coluna vertebral são as hérnias de disco e as discopatias degenerativas (desgastes ou artroses). O tratamento destas doenças, na maior parte das vezes, se resume ao uso de analgésicos e a prática de atividades de fortalecimento muscular. Entretanto, nos casos em que isto não é suficiente as infiltrações e cirurgias se fazem necessárias para devolver qualidade de vida ao paciente.

A cirurgia mais comumente realizada é a descompressão das raízes nervosas da coluna lombar, que pode ser realizada por técnicas tradicionais abertas ou por técnicas minimente invasivas (técnicas endoscópicas e técnicas tubulares).

Nossos Especialistas

Dr. José Humberto Pereira Júnior

CRM-DF: 19104

Dr. Nilo Carrijo

CRM-DF: 27.077

Dr. Tadeu Gervazoni Debom

CRM-DF: 18.450