Artrose no joelho

A artrose, ou osteoartrite, é uma doença inflamatória que leva ao desgaste da cartilagem nas articulações, causando dor e rigidez e até mesmo deformidades. As articulações dos joelhos estão entre as estruturas mais afetadas pela artrose, uma vez que sustentam o peso do corpo.

A doença é mais comum em pessoas com mais de 65 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 70% da população nesta faixa etária possui artrose. As queixas mais comuns são dor, falta de firmeza, rigidez nas articulações, limitações dos movimentos e estalidos nos joelhos.

O diagnóstico é feito pelo ortopedista especialista em joelho com base na avaliação clínica, análise do histórico do paciente e exames de imagem como radiografias.

A artrose do joelho não tem cura, mas o tratamento adequado garante qualidade de vida e mobilidade ao paciente, o que inclui medicamentos para a dor, exercícios para o fortalecimento muscular e fisioterapia nos casos mais leves. Em estágios avançados, entretanto, quando há deformidades angulares na região, pode ser indicado o tratamento cirúrgico, com a substituição das articulações por próteses.

Consulte com nossos especialistas.

ORTHOS | Ortopedia e Medicina Especializada

(61) 3244-2837