Fibromialgia

É uma síndrome caracterizada principalmente por dor crônica e generalizada no corpo que dura pelo menos três meses. Esses desconfortos podem surgir sem motivo aparente, ou serem uma reação exagerada a algum evento como trauma físico, psicológico ou infecção.⁣

De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa. Talvez os critérios utilizados hoje no diagnóstico da FM tendem a incluir mais mulheres. A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.

A síndrome pode surgir a partir de eventos graves, como trauma físico, psicológico ou ainda por doenças com infecção grave. O quadro inicia com uma dor localizada crônica, que evolui para todo o corpo. Se causa conhecida, o que a medicina não discute é se a dor do paciente é real ou não.

⁣Estudos recentes demonstram que pacientes com fibromialgia apresentam uma sensibilidade maior à dor do que pessoas sem fibromialgia. É como se o cérebro das pessoas com fibromialgia estivesse com um “termostato” ou um “botão de volume” desregulado, fator que ativa todo o sistema nervoso e aumenta a sensação de dor. Sendo assim, nervos, medula e cérebro contribuem para que cada estímulo doloroso seja mais intenso.

O diagnóstico da fibromialgia é clínico, isto é, não se necessitam de exames para comprovar a veracidade da dor do paciente. Com uma avaliação médica é possível identificar e fazer o diagnóstico de fibromialgia na primeira consulta e assim, descartar outros problemas.⁣

Consulte com nossos especialistas.

ORTHOS | Ortopedia e Medicina Especializada

(61) 3244-2837