Dor do crescimento
Queixa de dores nas pernas, especialmente à noite, são uma característica da chamada dor do crescimento.
É uma condição benigna que pode surgir em crianças a partir dos 3 anos e até os 8 anos de idade. Recebeu este nome por ocorrer nesta faixa etária, mas não tem uma relação com o crescimento estabelecida, de fato.
Caracterizada como uma dor difusa e bilateral (ambas as pernas, por exemplo) na maioria dos casos, ocorre com mais frequência na região das coxas, joelhos e panturrilhas, sendo raro o envolvimento dos membros superiores. As dores são caracteristicamente à noite ou na madrugada e na manhã seguinte a criança está totalmente assintomática e sem nenhuma limitação física.
Não há uma causa esclarecida, mas o desequilíbrio no ritmo de crescimento dos ossos, tendões e músculos é frequentemente questionado. Fadiga muscular e atividades intensas também podem estar relacionadas à dor.
Normalmente o tratamento envolve massagens, compressas quentes e, em casos mais severos, anti-inflamatórios.
Se seu filho apresenta um quadro semelhante a este o ideal é passar por uma consulta com o ortopedista, uma vez que a dor do crescimento é um diagnóstico de exclusão, ou seja, antes de se dizer que se trata de dor do crescimento, causas não benignas devem ser afastadas.
Consulte com nosso especialista em Ortopedia Pediátrica.
ORTHOS | Ortopedia e Medicina Especializada
(61) 3244-2837