Osteoporose

A osteoporose, doença que provoca o enfraquecimento dos ossos, atinge aproximadamente 10 milhões de pessoas no Brasil e, de cada três casos de fratura no quadril, um é em consequência da doença.

Essa é uma doença que surge quando o chamado turnover ósseo não é adequado. E o que é o turnover? É a capacidade que o organismo tem de renovar os ossos do corpo, reabsorvendo as células e estrutura ósseas envelhecidas ao mesmo tempo que produz células e estrutura óssea nova. Este é um processo extremamente lento.

Na osteoporose, o que ocorre na maioria das vezes é que por alterações hormonais (provenientes da menopausa na mulher), ou pelo próprio envelhecimento do corpo (homens e mulheres), o organismo passa a produzir células e estrutura ósseas novas em uma velocidade menor do que a que ele é capaz de reabsorver as células e estrutura ósseas envelhecidas. Isso resulta em um osso muito poroso e enfraquecido.

Outras causas menos comuns existem e são chamadas de causas secundárias (uso prolongado de anti-convulsivantes, por exemplo).

A osteoporose não tem cura, no entanto, o avanço em tratamentos médicos têm permitido uma melhora significativa na qualidade e na quantidade de massa óssea, reduzindo assim os riscos de fratura.

Mulheres após a menopausa devem fazer um acompanhamento anual de sua massa óssea.

Consulte com nossos especialistas.

ORTHOS | Ortopedia e Medicina Especializada

(61) 3244-2837