Problemas causados por uso excessivo do salto alto
Usar muito salto alto pode causar problemas nos pés, joelhos e coluna.
Um sapato de salto alto deixa qualquer mulher elegante, mas com o tempo, o uso excessivo pode causar alguns problemas. Algumas das regiões que podem ser afetadas são os pés, os calcanhares, os tornozelos, os joelhos e a coluna. Mas isso não significa que todas as mulheres que usam salto terão essas complicações.
O sapato com salto altera a maneira de andar: os ombros vão para trás e ocorre uma acentuação da curvatura da coluna lombar, o que pode prejudicar o pescoço e a lombar. O salto alto pode contribuir ainda com problemas como:
– Joanete: trata-se de uma deformidade óssea na lateral do dedão do pé.
– Tendinites: inflamação no tendão, ou seja, na estrutura fibrosa que une os músculos aos ossos.
– Problemas posturais: O uso excessivo do salto alto pode causar alterações posturais, pois altera o centro de gravidade do corpo, para compensar e manter o equilíbrio, o que pode desencadear dor.
Segundo nossos especialistas, até 5 cm, o que equivale a 3 dedos, o salto é relativamente seguro, portanto deve-se reduzir o tempo em cima do salto muito alto e variar os tipos de sapatos. Além disso, o calçado ideal deve respeitar o formato dos pés, protegendo-os e evitando zonas de compressão.
Consulte com nossos especialistas.
ORTHOS | Ortopedia e Medicina Especializada
(61) 3244-2837