Procedimentos

Infiltrações

A infiltração é um procedimento em que, com o auxílio de uma agulha, medicamentos como corticoides e anestésicos são aplicados diretamente nas articulações, músculos, tendões e nervos alvos da dor ou em áreas próximas a essas estruturas.

Essa vertente de tratamento é extremamente eficaz, uma vez que o os corticoides possuem ação anti-inflamatória, depositando-se nas estruturas adjacentes e sendo liberado gradativamente e desempenhando sua função de modo duradouro. Já o anestésico local contribui de maneira mais imediata, bloqueando a dor de maneira rápida. Esta combinação faz com que as infiltrações muitas vezes sejam desejadas, durante o tratamento de alguma doença ortopédica, por trazerem alívio rápido e duradouro aos sintomas.

É importante lembrar que as infiltrações não são soluções definitivas para nenhuma patologia ortopédica, sendo a sua função permitir que o paciente, livre da dor, seja capaz de retomar suas atividades sociais e atividades físicas de fortalecimento peri-articular para prevenir o retorno dos sintomas.

Alguns exemplos de doenças em que as infiltrações trazem benefício são: tendinites do manguito rotador (ombros), epicondilites (cotovelos), síndrome do túnel do carpo, tendinites e artrose de joelhos, fasciite plantar e tendinites do tornozelo, hérnias de disco, artrose da coluna (espondiloartrose) e síndromes miofasciais.

Viscossuplementação

A viscossuplementação é um procedimento desenvolvido para melhorar o quadro de dor e perda de função gerado por artrose nas articulações do corpo humano, sendo o joelho a articulação mais acometida.

A artrose é o envelhecimento articular, resultado da degeneração (desgaste) da cartilagem articular e alteração da composição do líquido sinovial (líquido que lubrifica as articulações). Estas alterações resultam na produção de fatores inflamatórios e no aumento da viscosidade do líquido sinovial no interior das articulações.

A viscossuplementação consiste em infiltrar ácido hialurônico na articulação doente, sendo esse um dos componentes do líquido sinovial. Estudos suportam a hipótese de que o ácido hialurônico é capaz de reduzir a produção de fatores inflamatórios dentro da articulação e também de reduzir a velocidade de degeneração da cartilagem articular.

O ortopedista é o especialista responsável pela realização deste procedimento em casos que, conforme a indicação, possam alcançar benefício de melhora de dor e função articular.